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COE determina que respiradores sem uso sejam disponibilizados para o SUS

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Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini (Arquivo)/

Diante do agravamento da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul, todos os respiradores armazenados em hospitais e unidades de saúde que estejam sem uso, seja por falta de equipe capacitada ou questões estruturais, devem ser incorporados à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. Os agentes públicos poderão adotar os procedimentos necessários para o cumprimento das medidas.

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A determinação, idealizada pela Secretaria da Saúde (SES), foi pactuada na quarta-feira pelo Centro de Operações de Emergência (COE) do Rio Grande do Sul, do qual fazem parte Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RS), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 5) e Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS).

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- O momento é de extrema gravidade, e esperamos que os diretores de hospitais e gestores não só coloquem à disposição os equipamentos, como nos ajudem a identificar outros sem uso, colaborando de forma parceira e solidária para salvar vidas - apela o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

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Além de requisitar os respiradores em hospitais, o documento conjunto sugere que os agentes públicos municipais solicitem e requisitem equipamentos que estejam subutilizados em clínicas e ambulatórios privados, para que possam ser utilizados para pacientes Covid-19.

- A hora é de união, e todo equipamento parado que for colocado em uso pode salvar a vida de um amigo, de um anônimo ou até de um familiar. Contamos com a sensibilidade e o patriotismo de todos - afirma o secretário executivo do Cosems, Diego Espíndola.

Durante a pandemia, a SES comprou e distribuiu aos hospitais públicos gaúchos 230 camas, 230 respiradores e 230 monitores, com investimento de R$ 17 milhões. Está em processo de aquisição mais 57 camas, 60 respiradores e 60 monitores, para abrir novos leitos ou equipar os já existentes. Do Ministério da Saúde, o Estado recebeu cerca de mil respiradores, a maior parte do modelo beira-leito, equipamento essencial na assistência de pacientes com Covid-19. Além disso, num esforço da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) junto a empresas privadas parceiras, foi possível realizar o conserto de quase 200 respiradores que estavam avariados em diversos hospitais.

- Mesmo com todo esse esforço, respirador é um equipamento fundamental neste momento de calamidade que vivemos. Todos os equipamentos que não estejam sendo usados por instituições, clínicas e ambulatórios precisam ser realocados para o enfrentamento da pandemia, que se agrava a cada dia - diz o diretor da Auditoria do SUS da SES, Bruno Naundorf.

SANTA MARIA

A prefeitura de Santa Maria informou, por meio de nota, que o remanejamento de respiradores entre os hospitais e demais unidades de atendimento já é uma prática adotada, e que o Pronto-Atendimento (PA) Municipal - o PA do Patronato - emprestou um respirador para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas, que é referência para casos de moderados a graves de Covid-19. Além disso, nos últimos dias, cinco respiradores foram enviados pelo Ministério da Saúde ao Hospital Casa de Saúde.

De acordo com a assessoria da Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas), que administra os dois locais, a UPA possui quatro respiradores próprios e opera com outros três emprestados, mas não há falta do equipamento. 

Ainda de acordo com o Executivo, "a movimentação desses equipamentos ocorre sempre que necessário e de acordo com a demanda de cada local. Porém, é importante ressaltar que, durante a pandemia, todos os serviços hospitalares do município têm se ajudado, tanto em termos de equipamento quanto de profissionais e insumos". Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, até o momento, não houve necessidade de solicitação de equipamentos para outros órgãos, "já que sempre existiu diálogo entre as instituições envolvidas no combate à Covid-19".

No Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, a direção comprou mais 10 respiradores, na quarta-feira. Com a aquisição destes novos equipamentos, segundo o diretor técnico Luiz Gustavo Thomé, será possível abrir 10 novos leitos de UTI, em uma ala Covid-19. Além disso, Thomé afira que encaminhou, ainda na quarta-feira, um pedido de respiradores à prefeitura de Santa Maria. 

* Com informações do governo do Estado

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